SEGURO DE CRÉDITO: COMO FUNCIONA E OS BENEFÍCIOS FISCAIS NO BRASIL

seguro de crédito tornou-se uma proteção para o planejamento financeiro das empresas em caso de inadimplência por parte de seus clientes. Essa modalidade é adaptada ao porte, setor e necessidades de cada negócio e combina informações e proteções para reduzir os riscos financeiro.

“Além da blindagem inerente ao próprio produto e aos inadimplementos das vendas feitas a crédito, o seguro permite em muitos casos a alavancagem dessas vendas, bem como evitar acúmulo na conta de PDD (provisões para devedores duvidosos), o que influencia diretamente na ratting da companhia perante as instituições financeiras”.

Além disso, essa modalidade possibilita o monitoramento de toda a carteira de clientes por parte da seguradora tomadora do risco, sem que o cliente se preocupe em manter uma equipe dedicada gerindo a carteira no dia a dia, sem duvida nenhuma é também um excelente benefício para quem contrata o seguro de crédito.

Esse tipo de seguro chegou ao Brasil com as multinacionais, em 1998, como forma de proteção contra possíveis calotes. Além dessa segurança, ressaltamos que o seguro traz benefícios fiscais. As empresas que optam pelo regime de tributação pelo lucro real incluem como despesa dedutível da base de cálculo do Imposto de Renda o pagamento dos prêmios referentes ao seguro.

A modalidade pode ser contratada para vendas a prazo no mercado interno e para operações financiadas de exportação, ou seja, para empresas que não conhecem seus novos clientes no exterior ou varejistas que querem proteger parte dos recebíveis. O valor da apólice é determinado com base no faturamento do negócio, sua cartela de clientes, segmento de atuação e na análise de risco de mercado. O inadimplemento é a principal motivação, mas a alavancagem de vendas a crédito também pode ser levada em consideração na hora da contratação, Isso porque as empresas ganham confiança para oferecer mais créditos aos clientes, além de ser uma ferramenta comercial estratégica, ao ampliar o potencial de vendas com redução de riscos.

Como funciona o seguro na prática

Exemplificamos como seria a atuação do seguro de crédito em uma empresa que tem um caso de inadimplência. “Ao ser acionado o sinistro, a seguradora terá normalmente 120 dias para tentar obter o pagamento junto ao devedor, se não obtiver sucesso, indenizará o cliente do percentual de cobertura da venda combinado (Normalmente 80% do valor de risco), caso a empresa entre em falência ou similar, a seguradora fará o pagamento imediato, mas se conseguir recuperar a totalidade ou com juros, ela fará o pagamento da diferença ao cliente”.

Agende uma visita e conheça melhor todos os benefícios do seguro de crédito.